O Mercado de Ações em 25 Episódios – Nova Edição. Veja as atualizações.

Posted on 27/01/2020. Filed under: Finanças |

Caros amigos e leitores,

Coloco a seguir uma breve lista com as principais alterações e atualizações da nova edição do livro “O Mercado de Ações em 25 Episódios”:

Prefácio à Edição Atualizada

Todos os episódios foram revistos, ampliados e/ou atualizados.

Quando foi necessário incluir comentários a respeito de eventos ocorridos recentemente, após a primeira edição de 2009, como o impeachment, o quantitative easing, o bitcoin, os juros baixos etc., o texto foi ampliado para mostrar os efeitos desses eventos.

Mas as principais mudanças, e são várias, dizem respeito à atualização dos vários estudos sobre o investimento em ações, para dar conta do período iniciado em 2009 e terminado no início de 2019. Os estudos do livro têm, com essa atualização, até 24 anos de histórico de resultados em bolsa de valores avaliado.

A lista a seguir indica as principais mudanças nos episódios originais. Em alguns casos, quando o tema do episódio deixou de ser tão relevante, substituímos o texto por tema de maior interesse para o leitor/investidor.

Os episódios que não aparecem na descrição, foram apenas revistos e atualizados com informações dos últimos anos tais como a lava-jato, o impeachment, juro zero etc.

As principais atualizações desta edição estão sumarizadas a seguir (indico apenas o título do episódio e relato as modificações):

23 anos investindo na bolsa. A história de Arnaldo, uma crônica motivacional.

A história publicada em 2009 apresentava a realidade de 13 anos de investimento regular na bolsa. Foi atualizada para o final do ano de 2018, complementando 23 anos de investimentos.

A atualização mostra significativas oscilações nas ações da VALE por força das turbulências dos anos de 2015-2016 na política e na economia brasileira.

Aposentadoria com ações? Vamos fazer as contas?

De 2009 a 2018-2019 saímos de uma realidade de renda fixa na faixa de 14% a 16% ao ano para algo como 5% a 6%, o que significou uma mudança nas expectativas de retorno, tanto para a renda fixa quanto para a renda variável.

Todos os cálculos foram refeitos para indicar as possibilidades de aposentadoria com ações a partir da nova realidade de taxas de juros.

Ao contrário do episódio da primeira edição, em que trabalhamos, por simplificação, com valores de retorno nominais, refiz as contas considerando de forma precisa os efeitos inflacionários, tanto na perda do poder aquisitivo quanto na variação dos salários.

Aposentadoria com ações? O décimo terceiro pode fazer muito mais do que você pensa.

Em linha com as atualizações do episódio citado anteriormente, foi atualizado para a nova realidade de taxas de juros e para refletir os efeitos da inflação tanto no poder de compra quanto na elevação salarial.

Você sempre soube investir em bolsa de valores, acredite! O primeiro princípio INI de investimento em ações.

O episódio não precisa de atualização em seus números, pois é apenas exemplificativo. Apenas há breves comentários sobre o fim do Instituto Nacional de Investidores – INI e a validade permanente de seus princípios.

O que o primeiro princípio do INI poderia ter feito por você. Testando o primeiro princípio entre 1996 e 2017.

Atualizados os dados para 22 anos de investimentos em Gerdau, Petrobras, Vale e Marcopolo, contra os 13 anos da primeira edição.

Também foi incluída uma comparação com a renda fixa no período.

Desculpem o spoiler, mas antecipo que o investimento regular em bolsa (nessas quatro ações ao menos) ainda venceu a polpuda renda fixa brasileira observada entre os anos de 1996 a 2011 (os juros caíram nos anos seguintes, até 6,5% em março de 2018).

E o motivo não é o crescimento expressivo das ações (ainda estavam, em dezembro de 2017, bem longe de seus recordes históricos REAIS, descontada a inflação), mas sim o comportamento do investidor. Os detalhes e os números finais estão na leitura adiante.

O que o segundo princípio do INI poderia ter feito por você. Testando o segundo princípio entre 1996 e 2017.

O episódio 5 atualizou o investimento em ações por 22 anos, mas SEM reinvestimento de dividendos. Neste episódio é calculado o retorno para 22 anos de investimentos em Gerdau, Petrobras, Vale e Marcopolo (contra os 13 anos da primeira edição) com reinvestimento de dividendos. A diferença é significativa.

Que empresa devo comprar? O terceiro princípio INI de investimento em ações.

Este é um dos episódios mais importantes, pois estuda a correlação entre o crescimento dos lucros e o crescimento do valor de mercado das empresas.

Atualizado para 22 anos de informações financeiras e ampliado para incluir quase 200 empresas na análise.

O que é dividend yield? Dividendos em tempos de crise.

Atualizado para colocar os maiores pagadores de dividendos dos anos recentes.

Gestão de carteira. A importância de estabelecer metas na estratégia do investidor

Atualização da estratégia de balanceamento de carteira (renda fixa e renda variável) para o período de 24 anos (janeiro de 1995 a dezembro de 2018).

Ações ON e PN, por que diferem tanto?

Atualização com exemplos recentes de empresas que migraram para o Novo Mercado e análise do caso Petrobras (pagamento de dividendo a maior para ações PN).

O verdadeiro longo prazo

Estudo sobre as rentabilidades acumuladas das ações brasileiras entre janeiro de 1995 e abril de 2018. A base de dados contou com 368 companhias que tinham cotações disponíveis em 30 de abril de 2018. Foram avaliados os resultados tanto positivos quanto negativos.

Apêndice A: Ferramentas para o investidor

O apêndice A foi trocado. Saiu o estudo sobre o cálculo da força relativa do investidor estrangeiro no índice Bovespa e entrou um breve relato das ferramentas que este autor disponibilizou para os investidores, a maioria delas de forma gratuita e ainda disponível, nos últimos 10 anos (de 2009 a 2019).

Apêndice B: Tóquio 1989: A bolsa que não se recuperou

Atualização de um estudo sobre o índice Nikkei 225 entre 1950 e 2017. Foi possível ver que, mesmo com a bolsa do Japão ainda longe dos quase 40.000 pontos atingidos em 1989 (eram 22.000 pontos em 2017), ainda foi grande a chance de ter sido bom investimento para o poupador disciplinado.

Apêndice E: Educação Financeira Para Crianças E Jovens.  O Caso Do Cofrinho.

Considerações sobre a poupança para os filhos e os princípios de educação financeira. O que se deve levar em conta?

 

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

12 Respostas to “O Mercado de Ações em 25 Episódios – Nova Edição. Veja as atualizações.”

RSS Feed for Blog do Portinho Comments RSS Feed

Porinho, tudo bem? Meu filho está começando a investir agora. Entreguei o livro para ele ler, especialmente a história do Arnaldo.
Em tempo: Tem alguma forma de fazer “preço médio” para baixar o imposto com SMAL11?
Obs: Vou adquirir o novo livro. Penso que você é quem melhor traduz o mercado para o investidor pessoa física!
Obrigado

Oi Celebrini, muito obrigado. O regime tributário dos ETF´s não prevê a isenção dos 20.000, infelizmente não dá para fugir do imposto pela estratégia proposta para ações.

Portinho, mais uma vez parabéns pelo belo trabalho. Li sua primeira edição ainda no tempo em que eu estudava o investimento para entrar mais seguro e o seu livro, dentre os que li foi o melhor. Sua obra é maravilhosa pois o diferencial é que é voltado para o nosso mercado de ações. Atualmente já fazem 4 anos que invisto no longo prazo e comprarei a nova edição. Como eterno aprendiz, a leitura da nova edição irá refrescar minha memória, além de ser outra perspectiva quando já se está investindo na prática.

Muito grato pela nova edição. Sou leitor assíduo e quanto mais livros da área, melhor.

Agradeço demais pelas generosas palavras Albert.

Bom dia

O livro já está a venda?
Como posso adquiri-lo?

Obrigado

sds marciogarcia
________________________________

Oi Marcio. Está sim, já nas livrarias. Se clicar na capa do livro, será encaminhado para a Amazon, que está com desconto de lançamento.
Obrigado!
Paulo Portinho

Que bom saber que foi atualizado!
Um dos 5 melhores livros de finanças que já li. Com certeza vou ler a nova edição!

Obrigado Marcos. Aumentei bastante a quantidade de empresas estudadas.

Já fiz meu pedido na Amazon.

Show! Obrigado!

Quando sai no formato ebook?

Oi Pedro, sai em fevereiro.


Where's The Comment Form?

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: