Imposto de Renda com Ações – Estratégias Inteligentes para o Investidor de Longo Prazo – Vídeo

Posted on 26/10/2019. Filed under: Finanças |

Olá amigos,

Aos que leram meu livro “O Mercado de Ações em 25 Episódios” o tema tratado aqui não é novo. Se seguiu essa metodologia, provavelmente evitou o pagamento de imposto de renda sobre ganho de capital com ações nos últimos 10 anos.

Em breve será lançada uma nova edição do livro com estudos de 1995 a 2019, praticamente 1/4 de século de bolsa brasileira. Aguardem!

O vídeo a seguir ilustra o que debati no livro, sobre como evitar carregar um estoque enorme de Imposto de Renda em suas aplicações de longo prazo. Quem tem Itaú, Vale, Bradesco, Weg entre outras ações há mais de 5 anos deve ter um estoque grande de IR a pagar, mas não precisaria!

Com uma estratégia simples e totalmente legal você pode evitar o carregamento desse estoque de imposto.

Descrevo a seguir. Divirtam-se!

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

4 Respostas to “Imposto de Renda com Ações – Estratégias Inteligentes para o Investidor de Longo Prazo – Vídeo”

RSS Feed for Blog do Portinho Comments RSS Feed

Oi Portinho, tudo bem? Estou começando a entrar no mundo das ações nos meus investimentos. O primeiro conselho que recebi do meu irmão foi: “não comece antes de ler o livro: O Mercado de ações em 25 episódios”.
Eu estou ansioso para começar e queria ler o quanto antes, ia agora mesmo comprar a versão digital do livro na Saraiva, mas vi esse post seu sobre a atualização, vale a pena esperar pela nova versão? Ou você me recomenda começar com a segunda edição que está disponível para compra hoje?

Oi Vitor,
A diferença entre os livros é apenas o período dos estudos, um vai até 2009, outro até 2019. Os princípios são os mesmos. Talvez vc possa ler o atual e, após alguns meses ou anos de operação, quando tiver mais experiência, ler o outro.
Estamos nos esforçando para sair ainda esse ano, mas depende da agenda da editora, talvez seja só no início do próximo ano mesmo.

Portinho, o meu projeto para o ano de 2019 era montar um clube de investimentos, mas rodei simulações e concluí que, pro meu perfil de pouco giro (mesmo ainda tendo muito estoque a pagar), era melhor seguir a estratégia de venda abaixo de 20k, que aprendi com você e no inesquecível INI, mesmo que eventualmente faça vendas não isentas. Vi no blog que você teve um clube, que pagava 3% de taxa de administração. Hoje há corretoras cobrando 0,3% a.a., 0,4%, dependendo do montante. O que você pensa sobre o assunto? Abraço 🙂

Isso é muito legal! Nem sabia que as corretoras ainda tinham interesse em clubes de investimento. Acho que clube só é legal para união familiar ou de amigos mesmo. É legal demais para introduzir filhos na operação. A partir dos 10 anos eles já têm discernimento para debater a compra de ativos. Se saírem do celular… rsrsrs


Where's The Comment Form?

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: