Quanto Custa o Seu Imóvel? Bolha Imobiliária?

Posted on 21/06/2011. Filed under: Finanças |

Tenho que voltar ao assunto…

Escrevi um artigo mostrando que, em outubro de 2010, apesar das evidências, a matemática ainda mostrava que não havia bolha imobiliária no país.

Ao menos não de forma generalizada, talvez em algumas regiões muito específicas como no “Reino Unido de Ipanema” ou no “Principado do Leblon“, onde o Manoel Carlos inflaciona até barraco na Cruzada São Sebastião.

Para quem quiser (re)ler o artigo, basta clicar aqui.

A racionalidade parece ter voado para longe, bem longe!

Pois não é que a situação econômica do país se deteriorou, os juros subiram BASTANTE, o crédito imobiliário, ao menos dos bancos privados, está mais difícil e os preços dos imóveis… dispararam!

Esse post é para quem quer saber o que há de racional no preço dos imóveis.

Em vez de perguntar a um corretor “quanto vale o seu imóvel“, faça a conta.

Criei uma planilha, baseada nos ensinamentos do livro “Quanto Custa Ficar Rico?” que indica, de forma absolutamente precisa e matemática, qual o valor justo, do ponto de vista patrimonial, para um imóvel.

Atenção, não há elementos subjetivos na conta, apenas matemáticos e econômicos. Morar perto (ou longe) de mamãe não é parametrizável (ao menos eu não sei fazer…)

Como usar a planilha?

Primeiro, baixe-a AQUI.

É a terceira planilha da lista.

Ao abrir você precisará habilitar o uso de MACROS, pois o cálculo é muito complexo, é uma iteração e teve que ser programado.

Leia as instruções com cuidado.

Você vai precisar indicar o seguinte:

  • Qual o valor do aluguel você poderia cobrar pelo seu imóvel (ou o valor do aluguel do imóvel que quer comprar).
  • Percentual do imóvel que será financiado (caso esteja vendendo, deixe 0%).
  • Taxa de mercado para o financiamento de um imóvel como o seu (ou o que quer comprar).
  • Custo de oportunidade. Coloque a taxa de juros da renda fixa (menos IR). Algo como 10% ao ano.
  • Percentual anual de valorização esperada do imóvel. Aqui a liberdade é perigosa. Minha sugestão é NÃO CONSIDERAR mais do que 1,5% a 2% ao ano acima da inflação. Algo como 5,5% a 6% é razoável.

O valor que sair no resultado, é o valor justo do imóvel. Se você for vendedor, o ideal é vender acima desse valor. Se for comprador, o ideal é comprar abaixo.

Do ponto de vista patrimonial, ao comprar o imóvel pelo valor indicado na planilha, se suas premissas se verificarem, será indiferente comprar (vender) ou alugar.

Faça o teste.

Não se deixe iludir por momentos favoráveis. É justamente nesses momentos em que a maioria dos investidores inexperientes perde dinheiro.

Relembre 2008 na bolsa.

Relembre as casas a US$ 1,00 nos EUA, após a crise.

Procure saber quanto custa uma casa em Miami, num condomínio fechado. Você verá que, em muitos casos, está mais barato do que morar numa comunidade (ex-favela) do RJ.

E Miami é bom, cara. Mas é bom demais! Só quem foi, com grana no bolso, é que sabe.

Já a favela… Quem foi com grana no bolsa, deve ter ido comprar uma trouxinha de FHC…

Brincadeirinha com o presidente. Quem me conhece sabe do respeito que tenho por ele. Mas a essa hora ele já deve ter virado nome de erva…

E viva o povo Carioca que mora no Brasil, mas paga por Paris. E ainda faz piada!

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

5 Respostas to “Quanto Custa o Seu Imóvel? Bolha Imobiliária?”

RSS Feed for Blog do Portinho Comments RSS Feed

pra aprimorar a planilha, poderia incluir o valor do terreno ou m² em caso de ser uma casa!

saudaçoes
Giovanni C

Obrigado, vou considerar

[…] Artigo 2: Quanto Custa o Seu Imóvel? Bolha Imobiliária? […]

[…] bem melhor do que tenho visto por aí em jornais ditos profissionais. Mouse here for Related LinksQuanto Custa o Seu Imóvel? Bolha Imobiliária? // // Tags: bolha imobiliária, entrevista 12 Comentários – Deixe um comentário! […]


Where's The Comment Form?

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: