Mitos de Investimento – Livro Obrigatório de Aswaht Damodaran

Posted on 11/01/2011. Filed under: Finanças |

Conforme colocado no post de ontem (Análise Técnica x Análise Fundamentalista – Água e Óleo), os livros do Professor Aswath Damodaran são verdadeiros tratados científicos sobre investimento em bolsa.

Damodaran também é uma pessoa gentilíssima. Ano passado o convidamos para realizar uma videoconferência no 2° Congresso INI e, pessoalmente, ele nos comunicou ter ficado honrado com o convite, mas não poderia pois a data coincidiu com o final de semana do Thanksgiving nos EUA.

Comentário de insider: ainda bem que não chegamos a tratar de valores, pois o cachê era “por amor ao mercado”… iria pedir US$ 50.000 e receber uma contra-oferta de duas mariolas e um charuto baiano. É brincadeira, viu…

Não são para principiantes!

A maioria dos livros do prof. A.D. são mais adequados para investidores com alguma experiência, pois trazem pesquisas extremamente bem elaboradas (e simples) que explicam o funcionamento da bolsa e os impactos de estratégias de investimento amplamente utilizadas por investidores em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Mitos de Investimento

Já li mais de uma centena de livros sobre bolsa, a maioria pura repetição, e um dos que mais gostei foi o “Mitos de Investimento”, título desse post.

O livro busca ver o que é realmente verdadeiro nos grandes mitos do mercado de ações e nas histórias de sucesso. Ainda ensina a extrair o melhor de cada uma dessas grandes “verdades” sobre investir em ações.

Lembrando que Damodaran é professor da NYU e é considerado um dos mais importantes autores na área de Valuation. Foi considerado pela Business Week um dos melhores professores de finanças dos EUA na década de 90.

Vejam a seguir o índice:

Capítulos:

1 – Introdução;

2 – Essa ação está tão barata! A História do baixo múltiplo preço/lucro;

3 – Mais barato que o valor patrimonial? Que pechincha!;

4 – Como foguete! A História do crescimento;

5 – O pior já passou: a história de como ser do contra;

6 – É garantido: nada de risco e lucro certo;

7 – É só alegria: a história do impulso;

8 – Dez lições para os investidores;

Pesquisas em Análise Fundamentalista

A leitura do livro dá um bom exemplo do tipo de pesquisa que, infelizmente, nosso mercado ainda carece demais. O professor constrói experimentos estatísticos com premissas altamente verificáveis e mensuráveis, e “roda” a ferramenta estatística para “comprovar” ou “refutar” as hipóteses com uma clareza impressionante.

P/L baixo é bom? P/VPA baixo é bom? Investir em crescimento é bom? Investir nas empresas que mais caíram é bom? A estatística (compreendendo um período de mais de 100 anos de dados bolsa) mostra sem intervenções emocionais.

Nem preciso dizer que, como dinheiro não leva desaforo, quem quiser comprar o livro deve procurar nesses sites de desconto (www.buscape.com.br por exemplo), dá para economizar uns R$ 25,00 fácil!

Sobre o mercado brasileiro

No livro “O Mercado de Ações em 25 Episódios” este humilde escriba buscou trazer um pouco dessa realidade de pesquisa ao mercado brasileiro.

Dos 25 episódios (+ 5 apêndices) pelo menos metade lançou mão de dados reais da bolsa brasileira para demonstrar (ou refutar) algumas hipóteses/mitos/histórias sobre nosso mercado.

Há inclusive uma adaptação do método do Prof. Damodaran para tratar empresas com P/L baixo no episódio “Os Cuidados com Ações com Índice Preço/Lucro Muito Baixo“, na página 161.

Não usei os filtros de Graham como ele, mas somente a definição alterada de P/L proposta por Damodaran. Funcionou, tanto lá como cá!

Boa leitura a todos!

Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

14 Respostas to “Mitos de Investimento – Livro Obrigatório de Aswaht Damodaran”

RSS Feed for Blog do Portinho Comments RSS Feed

Paulo,
sou estudante de Economia e gostaria de saber qual livro seria mais adequando para a minha introdução na matéria Valuation:
_Valuation – Como Precificar Ações – Alexandre Povoa;
_Valuation – Como Avaliar Empresas E Escolher As Melhores Ações – Aswath Damodaran

Necessito de um livro com mais didático, com exemplos de aplicações de formulas (APV, FCFE, FCFF, EVA) e afins. Se houver outro que não identifiquei acima e você ache interessante a indicação estou aberto para tal.

Agradeço a atenção.
Aguardo resposta

Oi Rafael, eu uso um link com várias planilhas de apoio. Quanto tenho dúvida no conteúdo, normalmente as planilhas ajudam.
http://www.exinfm.com/free_spreadsheets.html

Eu daria preferência a livros estrangeiros, pois o modelo usado em todo o mundo é diferente do brasileiro, principalmente em empresas com ações preferenciais.

Obrigado pelas respostas.
Foram muito úteis.
Att.

Portinho,

E o livro: Avaliação de Empresas tbém do A. Damodaran? Vc já leu, conhece?

http://compare.buscape.com.br/avaliacao-de-empresas-aswath-damodaran-8576051052.html?pos=2

Abrs

Não li.
Mas ele não escreve bobagem e nem chove no molhado. Deve ser muito bom.

[…] Mitos de Investimento Livro Obrigatório de Aswaht Damodaran […]

Portinho, boa tarde.
Li o livro do Damodaran e concordo com você em relação à qualidade. Nestes quase 5 anos em que tenho estudado e aos poucos entrado no mercado de ações brasileiro vi muita propaganda (em especial de corretoras que querem que você opere muito, pois elas vivem disso) e medidas serias, indicadores faceis de serem reproduzidos em qulquer lugar nao ficam evidentes. O livro dele vai no caminho pratico e com medidas claras e objetivas.
No mercado nacional acho que o seu livro do mercado de ações em 25 episodios é o mais acessivel pra quem nunca viu bolsa além daquele artigo de couro feminino, e com dicas mesmo pros já iniciados e pros veteranos, como aquele de descarregar o IR aos poucos com a alteração do preço médio, tudo dentro da lei.
Mas algumas dúvidas tem me inquietado muito no aprendizado, e se voc~e puder ajudar na busca de informações de qualidade pra elas ficaria muito agradecido.
Aplicar em fundos de índice se assemelha e se diferencia em quais aspectos em relação ao método INI/NAIC?
Tenho ouvido falar muito deles (PIBB11 mais antigo, e os da Black Rock, como BRAX11, SMALL11, MOBI11, CSMO11, ETC) e me parece que em vez de seleção de empresas para compor uma carteira ”ativamente” (como no casodo uso do software do INI) a instituição financeira ou gestor faz isso automaticamente, até com reinvestimento dos dividendos. Pra mim ficou parecendo que 2 dos principios estão presentes neste tipo de aplicação (diversificação e reinvestimento de dividendos), mas os outros não.
Você poderia comentar sobre as diferenças entre ambos os métodos de investimento (INI x ETFs)? Já existem estudos a esse respeito?
Atenciosamente, desde já agradeço,
Aroldo

Oi Aroldo,
Respondi seu questionamento no último post.
Abraço,
Portinho

Portinho, podes confirmar se esse livro é o esse aqui em ingles: Investment Fables: Exposing the Myths of “Can’t Miss” Investment Strategies, 2004?

Abs

Evandro Faria

Oi Evandro,
É o mesmo livro. Não li o original, mas dizem que a versão brasileira tem “cortes” em assuntos que não interessam muito aos brasileiros. Se puder ler o original, é sempre melhor.

Excelente Portinho! Também gostei muito do livro de Damodaran! O seu está entre os próximos da minha lista!

Paulo acabei de efetuar a compra do Mitos de Investimentos. Qual sua opinião sobre Filosofias de Investimentos do mesmo autor?
Obrigado.

Oi Leonardo,
Esse eu não li. No Mitos ele “calcula” o resultado de muitas filosofias de investimento. Tenho certeza que algumas coincidem com as que estão listadas no “filosofias”.
O prof. Damodaran não é repetitivo, mesmo que o livro trate de assuntos afins, tenho certeza de que há sempre muito o que aprender.
Vou tentar comprar. Já vi a 67,90 no Submarino.
[]
Portinho


Where's The Comment Form?

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: