Porto Seguro – Resultados 3T10

Posted on 07/12/2010. Filed under: Finanças |

Clique AQUI para baixar o release de resultados.

ISAR e PSSA

Em novembro de 2009 houve uma incorporação da área de seguros residenciais e de automóveis do Itaú Unibanco (ISAR) pela Porto Seguro (PSSA).

Na estrutura final, o grupo controlador da ISAR ficaria com 30% da nova empresa. A PSSA emitiu ações para pagar pelo ativo.

Em resumo, a PSSA controla, desde então, os ativos de Seguros do Itaú Unibanco (automóveis e residências).

Salto no lucro, aumento no número de ações.

Como será visto adiante, houve um grande salto no lucro da PSSA, mas o impacto nos múltiplos não foi tão grande, pois o número de ações também cresceu bastante (emitidas para pagar pelos ativos da ISAR).

Mais adiante segue a tabela com o histórico dos múltiplos da PSSA.

Destaques do release (com ISAR)

  • Alta nos prêmios auferidos 9M09-9M10 – 44,8%
  • Alta lucro líquido 9M09-9M10 – 52,6%
  • Rentabilidade sobre o patrimônio líquido: 18,5% (5% mais que nos 9M09).
  • Parcela do seguro auto nas receitas: 68%
  • A sinistralidade da PSSA caiu muito, mas com a incorporação da ISAR, acabou ficando sem alteração. A sinistralidade da ISAR é muito mais alta (65%).
  • A carteira de aplicações financeiras da PSSA atingiu R$ 7,3 bilhões. A rentabilidade atingiu 117% do CDI, com baixa exposição a renda variável e alta exposição a títulos pré-fixados e atrelados à inflação.

Nós temos PSSA há alguns anos e vale lembrar que houve uma seqüência de verões desastrosos no RJ e em SP, desde 2007. O nível de alagamentos chegou a dobrar. Em um trimestre a PSSA teve que recorrer ao resseguro.

Isso reduziu muito o lucro da companhia. Chegou a 460 milhões em 2006 e caiu a 290 milhões em 2008.

Nada disso pode ser tratado como “não-recorrente”, pois é da natureza do negócio da PSSA atuar no que é imprevisto. Esse é o papel das seguradoras.

Desafios à administração

A competência da administração da PSSA é reconhecida no mercado, tanto é verdade que o Itaú transferiu boa parte da gestão de seguros de seu grupo para a Porto.

O maior desafio para a administração é promover uma incorporação completa entre os ativos. Homogeneizar os índices, os serviços e os sistemas, na medida do possível.

Quanto ao futuro, é evidente que depende demais do crescimento do país. Principalmente do crescimento do crédito, da indústria de automóveis e da construção civil.

Casas e carros comprados a crédito costumam ficar segurados, ao menos enquanto durar o contrato de mútuo.

Tabela com múltiplos da PSSA


Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Uma resposta to “Porto Seguro – Resultados 3T10”

RSS Feed for Blog do Portinho Comments RSS Feed


Where's The Comment Form?

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: