Leituras para o final de semana e relatos da praça de guerra, Rio de Janeiro 26 de novembro de 2010

Posted on 25/11/2010. Filed under: Finanças |

Nobres leitores,

Fiquei uma semana em viagem e ainda não consegui enviar atualizações sobre os múltiplos da Petrobras, da Ecodiesel, da Forja Taurus e da Porto Seguro, mas na próxima semana coloco em dia.

Já adianto que, pelo que li até agora, não há motivo para apreensão com os resultados das companhias que estão em nosso portfólio (Petrobras não está, mas é impossível não falar dela).

Rio 2.000 graus

Para os leitores de outros estados (e países), já adianto que o que estão vendo na TV é a mais pura verdade. Não é invenção da mídia ou propaganda do “GTA Cidade Maravilhosa”.

Praça de guerra!

Estou com viagem marcada para SP, para o congresso INI, e confesso, fico com receio de fazer qualquer travessia pela cidade no dia de hoje. Até uma inocente viagem Botafogo-Centro.

O que estamos vendo hoje começou a acontecer após o primeiro turno das eleições. Um mundo de arrastões, depois ataques com coquetel Molotov a carros estacionados, agora confronto direto.

Nesse meio tempo 2 amigos de infância assaltados com enorme violência e um tiroteio na Paulino Fernandes, exatamente 30 minutos depois que passei com minha filha, voltando da creche.

Um horror.

País desenvolvido

Cheguei de Paris há 2 dias e, infelizmente, ainda estamos distantes da realidade de um país de desenvolvido.

Mesmo com todos os problemas que a Europa tem enfrentado, a percepção de segurança da população é muito maior do que a que temos aqui no RJ.

No último domingo fui participar de uma noite de Jam Sessions no Edwards Pub, na região de Pigalle. Depois de quase uma hora de João Bosco e Chico Buarque, o pessoal resolveu encerrar a apresentação perto de meia-noite.

Uma menina que havia se apresentado, de pouco mais de 1,50, pegou seu violão Gibson, colocou no case e foi pegar um trem para a periferia de Paris, distante 1,5 hora do centro. Uma menina sozinha, de trem, indo para a periferia, com um violão de 1.500 euros… Acho que ela não mora em Senador Camará ou na Vila Cruzeiro…

Chegaremos lá?

O pior é que já estivemos lá, nessa paz e tranqüilidade. Cansei de ir à pé de Ipanema ao Baixo Gávea, quatro da manhã, durante o início da década de noventa.

O Brasil está crescendo, mas falta amadurecer…

Voltando aos importantes artigos da semana

Há dois artigos FUNDAMENTAIS para quem quer investir corretamente em bolsa.

O primeiro trata do Método dos Aportes Dobrados, que mostra mais uma técnica para evitar fazer bobagens como vender na baixa e comprar na alta. Acreditem, é o que a maioria faz.

O Método dos Aportes Dobrados Técnicas para gestão de aportes em carteira própria e em fundos de Ações

O segundo é importante para quem faz gestão de carteira segundo o modelo proposto no livro “O Mercado de Ações em 25 Episódios”. Ele ensina como calcular os percentuais para carteiras com balanceamento diferente dos tradicionais 50%-50%.

Balanceamento de carteira Como fazer para valores diferentes de 50% 50%?

Lambança no Panamericano

O desastre do Panamericano recebeu tratamento em 3 posts. Depois achei impossível entender o que estava REALMENTE acontecendo e desisti. Mas vale a leitura, ao menos como relato histórico de um tremendo (e perigoso) rombo.

Quebra do Panamericano Quais os impactos?

Panamericano Nota Incompreensível ou não?

Panamericano Desdobramentos e dúvidas

Resultados das companhias que temos em carteira

Eletropaulo ELPL Resultados 3T10

AES Tietê GETI Resultado 3T10

Equatorial EQTL Resultados 3T10

Diversos…

No site do INI: Análises do BB para BRFoods, CCR, Copasa, Gol, Grendene, Heringer, Iochpe Maxion, JBS, Julio Simões, Marfrig, Minerva, MMX, OGX, Rossi, Sabesp, Tam e Tecnisa

Comentários sobre o livro Quanto Custa Ficar Rico?

Divirtam-se (e rezemos pelo RJ).

Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: