Wall Street 2 e Leituras para o fim de semana 05/11 a 07/11

Posted on 04/11/2010. Filed under: Finanças |

Antes de passar a lista dos posts para o final de semana, um comentário sobre o filme Wall Street 2, com Michael Douglas no papel do inesquecível Gordon Gekko.

Bom, o filme é bom para quem conhece os jargões de mercado (em inglês, pois a tradução não é de profissionais de bolsa), mas será meio sem sentido para quem não entende.

Coisas como CDS, margem, alavancagem entre outras estão presentes em muitas piadinhas do filme.

Bom, mas quero aproveitar o filme para recuperar um post/email importante que escrevi em 2008. Gekko considera os CDS (credit default swaps) como WMD (armas de destruição em massa).

Concordo integralmente com ele. Alguns dizem que os CDS são uma ótimo idéia, mal fiscalizada. Eu discordo. Acho uma péssima idéia e, thanks God, o governo americano vem desmontando essa bomba de USS 60 trilhões.

Para os que gostam do assunto, recomendo os posts a seguir:

Vou falar uma besteira econômica – de 10/10/2008

A Argentina e o pôquer – de 21/10/2008

Tratam de um tema espinhoso, mas são bem engraçados.

Durante os últimos dias coloquei alguns posts interessantes que estão na lista a seguir.

Leitura para o final de semana:

Itaú Unibanco Resultados 3T10

EZTEC Resultados 3T10

Usiminas Resultados 3T10

Bradesco Resultados 3T10

Vale Resultados 3T10 Guia para Leitura do Release

Ecodiesel Atualizações 26/10/2010

Revista Canadense sobre o Método INI

26/10 Novas Análises do BB no site do INI

Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: