Planilhas Inteligentes do livro “Quanto Custa Ficar Rico?”

Posted on 23/08/2010. Filed under: Finanças |

O livro “Quanto Custa Ficar Rico” traz um modelo bem simples para definição do status de riqueza de cada indivíduo ou família, e ainda indica o custo real do consumo de bens de valor ou de luxo.

A leitura do livro é muito simples e as idéias acessíveis a qualquer pessoa interessada em fazer o planejamento de sua “Riqueza” e de sua liberdade financeira.

As planilhas a seguir buscam ajudar nesses diversos processos explicados no livro “Quanto Custa Ficar Rico?“.

Planilha 1: Quanto Tempo Leva para Ficar Rico?

A partir de algumas características de seu fluxo de caixa, da rentabilidade prevista dos investimentos, da inflação e do yield (renda) previsto para o seu patrimônio, calcula, em anos, o tempo necessário para atingir a riqueza plena ou a liberdade financeira plena. Sempre de acordo com o padrão de vida de cada indivíduo ou família.
Importante: O cálculo é complexo e precisou da programação de uma macro. Peça para habilitar macros para que o cálculo possa ficar automático.

Planilha 2: Qual o Valor Máximo que Posso Pagar por um Carro Financeiramente Inteligente?

A partir de premissas básicas tais como: custo de oportunidade, gasto de combustível, custo alternativo do transporte público, custo do tempo e outros, calcula o valor máximo a pagar por um carro que seja financeiramente inteligente, ou seja, que não impacte negativamente na evolução patrimonial do indivíduo ou da família.

Planilha 3: Qual o Valor Máximo que Posso Pagar por uma Casa Financeiramente Inteligente?

PLANILHA ATUALIZADA EM 10 DE MARÇO.

A partir de premissas de mercado tais como: valor do aluguel (que indica o nível do imóvel e da localização), das taxas de juros do mercado e do financiamento entre outros, calcula o valor máximo a se pagar por uma casa financeiramente inteligente, aquela que contribui para o crescimento patrimonial do indivíduo.

Importante: O cálculo é complexo e precisou da programação de uma macro. Peça para habilitar macros para que o cálculo possa ficar automático.

Planilha 4: Qual o Meu Status de Riqueza Atual?

Tira um RETRATO da sua situação atual de riqueza. Indica a cobertura de seus passivos, com fontes que não dependam do seu trabalho. Um Índice de Riqueza Pessoal (IRP) de 100% indica a Riqueza plena ou Liberdade Financeira Plena.

Planilha 5: Custos Ocultos do Consumo: O Carro

A troca de carro traz custos que não ficam claros sem que se faça a conta na ponta do lápis. Essa planilha mostra o verdadeiro custo de uma troca de carro e indica qual o impacto em suas finanças hoje e no futuro.

Planilha 6: Custos Ocultos do Consumo: A Casa de Veraneio

A planilha mostra como o dinheiro utilizado para a compra de uma casa de veraneio contribuiria para seu lazer e o de sua família SEM A NECESSIDADE de imobilização do dinheiro.

Divirtam-se e, caso tenham sugestões, podem enviar pela área de comentários do blog.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

13 Respostas to “Planilhas Inteligentes do livro “Quanto Custa Ficar Rico?””

RSS Feed for Blog do Portinho Comments RSS Feed

[…] minhas planilhas, há boas oportunidades de compra em São Paulo e quase nada no Rio de Janeiro, lembrando sempre […]

[…] muitos anos, quem me acompanha sabe, eu havia disponibilizado (com mais de 10.000 downloads) uma planilha para compra da “Casa Inteligente”, que nada mais era que a comparação de fluxo de compra x fluxo de […]

Muito bom o post amei vou sempre visitar seu website !!

Excelentes planilhas Paulo,
Ví seu artigo no Quero Ficar Rico e tenho de dizer que as planilhas ficaram esplêndidas. Parabéns pelo trabalho e pelo blog. Abraços.

Obrigado Willian.
A que mais gostei foi a da casa inteligente. É impressionante como os números batem com a realidade aqui do RJ. Se puder, leia o post em que falo da bolha imobiliária. Eu uso a planilha.
Abraço!

[…] planilhas estão disponíveis para qualquer visitante, tendo ou não lido o livro. Elas buscam orientar o […]

[…] o leitor a identificar qual seria o seu imóvel “financeiramente inteligente” criei uma planilha que indica o valor máximo a pagar, de forma a proteger sua expansão patrimonial. A […]

VLW

Vou testar tudo no final de semana!
Beijos.
Glí


Where's The Comment Form?

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: