Planilhas Inteligentes do livro “Quanto Custa Ficar Rico?”

Posted on 23/08/2010. Filed under: Finanças |

O livro “Quanto Custa Ficar Rico” traz um modelo bem simples para definição do status de riqueza de cada indivíduo ou família, e ainda indica o custo real do consumo de bens de valor ou de luxo.

A leitura do livro é muito simples e as idéias acessíveis a qualquer pessoa interessada em fazer o planejamento de sua “Riqueza” e de sua liberdade financeira.

As planilhas a seguir buscam ajudar nesses diversos processos explicados no livro “Quanto Custa Ficar Rico?“.

Planilha 1: Quanto Tempo Leva para Ficar Rico?

A partir de algumas características de seu fluxo de caixa, da rentabilidade prevista dos investimentos, da inflação e do yield (renda) previsto para o seu patrimônio, calcula, em anos, o tempo necessário para atingir a riqueza plena ou a liberdade financeira plena. Sempre de acordo com o padrão de vida de cada indivíduo ou família.
Importante: O cálculo é complexo e precisou da programação de uma macro. Peça para habilitar macros para que o cálculo possa ficar automático.

Planilha 2: Qual o Valor Máximo que Posso Pagar por um Carro Financeiramente Inteligente?

A partir de premissas básicas tais como: custo de oportunidade, gasto de combustível, custo alternativo do transporte público, custo do tempo e outros, calcula o valor máximo a pagar por um carro que seja financeiramente inteligente, ou seja, que não impacte negativamente na evolução patrimonial do indivíduo ou da família.

Planilha 3: Qual o Valor Máximo que Posso Pagar por uma Casa Financeiramente Inteligente?

PLANILHA ATUALIZADA EM 10 DE MARÇO.

A partir de premissas de mercado tais como: valor do aluguel (que indica o nível do imóvel e da localização), das taxas de juros do mercado e do financiamento entre outros, calcula o valor máximo a se pagar por uma casa financeiramente inteligente, aquela que contribui para o crescimento patrimonial do indivíduo.

Importante: O cálculo é complexo e precisou da programação de uma macro. Peça para habilitar macros para que o cálculo possa ficar automático.

Planilha 4: Qual o Meu Status de Riqueza Atual?

Tira um RETRATO da sua situação atual de riqueza. Indica a cobertura de seus passivos, com fontes que não dependam do seu trabalho. Um Índice de Riqueza Pessoal (IRP) de 100% indica a Riqueza plena ou Liberdade Financeira Plena.

Planilha 5: Custos Ocultos do Consumo: O Carro

A troca de carro traz custos que não ficam claros sem que se faça a conta na ponta do lápis. Essa planilha mostra o verdadeiro custo de uma troca de carro e indica qual o impacto em suas finanças hoje e no futuro.

Planilha 6: Custos Ocultos do Consumo: A Casa de Veraneio

A planilha mostra como o dinheiro utilizado para a compra de uma casa de veraneio contribuiria para seu lazer e o de sua família SEM A NECESSIDADE de imobilização do dinheiro.

Divirtam-se e, caso tenham sugestões, podem enviar pela área de comentários do blog.

Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

15 Respostas to “Planilhas Inteligentes do livro “Quanto Custa Ficar Rico?””

RSS Feed for Blog do Portinho Comments RSS Feed

Portinho boa tarde. Baixei sua planilha referente IRP (Indice de Riqueza Pessoal) e tem uma formula que não compreendi seu raciocínio:

=RENDA BRUTA – (RENDA BRUTA * IR) – AVERAGE(PATRIMONIO APLICADO : RENDA BRUTA)*CUSTODIAS – PATRIMONIO APLICADO * (1-1/(1+INFLAÇÃO ANUAL))

a parte que fiquei confuso é a media que você calcula do PATRIMONIO APLICADO e RENDA BRUTA.

Voce poderia esclarecer? Obrigado e parabens pelo conceito.

Eu tiro o dinheiro que você usou para acumular o capital. A renda disponível que você quer atingir é a Renda Bruta, menos o Imposto, menos o que poupa. Se ganha 10.000, paga 2.000 de IR e aplica 1.000, vive com 7.000. Essa é a renda líquida a gerar na aposentadoria.

[…] minhas planilhas, há boas oportunidades de compra em São Paulo e quase nada no Rio de Janeiro, lembrando sempre […]

[…] muitos anos, quem me acompanha sabe, eu havia disponibilizado (com mais de 10.000 downloads) uma planilha para compra da “Casa Inteligente”, que nada mais era que a comparação de fluxo de compra x fluxo de […]

Muito bom o post amei vou sempre visitar seu website !!

Excelentes planilhas Paulo,
Ví seu artigo no Quero Ficar Rico e tenho de dizer que as planilhas ficaram esplêndidas. Parabéns pelo trabalho e pelo blog. Abraços.

Obrigado Willian.
A que mais gostei foi a da casa inteligente. É impressionante como os números batem com a realidade aqui do RJ. Se puder, leia o post em que falo da bolha imobiliária. Eu uso a planilha.
Abraço!

[…] planilhas estão disponíveis para qualquer visitante, tendo ou não lido o livro. Elas buscam orientar o […]

[…] o leitor a identificar qual seria o seu imóvel “financeiramente inteligente” criei uma planilha que indica o valor máximo a pagar, de forma a proteger sua expansão patrimonial. A […]

VLW

Vou testar tudo no final de semana!
Beijos.
Glí


Where's The Comment Form?

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: