Comentários sobre o livro “Quanto Custa Ficar Rico?”

Posted on 16/08/2010. Filed under: Administração, Finanças |

O amigo e associado do INI Siegberto Schenk enviou um comentário muito generoso sobre o nosso novo livro.

Quero compartilhar com vocês, com a devida autorização do autor, pois ele captou exatamente o que eu gostaria de transmitir com o livro.

Antes de mais nada, muito obrigado a todos os que puderam comparecer ao lançamento. Fizemos uma bela festa!

Prezado Paulo,

Concluí há pouco a leitura do seu livro. Li praticamente de supetão… Como você havia sugerido lá no lançamento, passo-lhe o meu feedback.

Achei a narrativa muito bacana e bem humorada, didática mas sem ser simplista. Acho que você acertou na medida da abordagem: nem muito técnica e cheia de matemática que afaste as pessoas que não tem uma formação matemática boa mas tampouco aquelas generalidades que estamos acostumados a ver por ai nestes livros de auto-ajuda financeira, o que permite pessoas que já estão envolvidas na formação do patrimônio pessoal colherem boas ideias e principalmente, organizar conceitos sobre alocação de ativos dispersos em várias publicações do mercado editorial.
Eu aprendi muito, apesar de já ter lido um bom número destes livros de investimentos que estão por aí.

Na primeira parte, acho que foi muito feliz em quantificar alguns conceitos que foram apresentados apenas qualitativamente no livro “Pai Rico Pai Pobre”.
Também achei muito interessante a tabela da pag 34, pois permite um cálculo rápido a partir do percentual que a pessoa é capaz de poupar. Se posso fazer-lhe alguma sugestão de melhoria seria na matriz de riqueza pessoal, que apesar dos excelentes conceitos apresentados, creio que poderia ter sua descrição um pouco melhorada, não sei, alguma forma de separar melhor a descrição de cada faixa.

Na segunda parte, mais uma vez, acho que você foi feliz em quantificar as discussões que, por exemplo, foram apresentadas apenas de forma qualitativa no também famoso “Investimentos Inteligentes” do Cerbasi.
O que quero dizer é que embora os conceitos não sejam novidade para alguém que já leu estes bestsellers, a forma quantitativa com que você abordou foi muito legal.
Também gostei muito da forma original como você abordou a questão da previdência pública x privada: a primeira como um fator a ser considerado, ao contrario de outros livros sobre o assunto, e a segunda como uma forma do investidor “preguiçoso” resolver seu problema. Abordagem bem corajosa, mas necessária para educação financeira dos indivíduos.
Quanto a terceira parte, uma abordagem bem original do conceito de “cash-flow at risk” presente nas finanças corporativas. Ainda não tinha visto para as pessoas físicas, muito bom, especialmente a divisão em 3 períodos.
Apenas comentaria que a maioria da literatura sobre o assunto inclui uma fase adicional na administração da riqueza pessoal que trata da sucessão. Talvez fosse interessante abordar numa futura edição, afinal, embora o cara vá dessa pra uma melhor, muitas vezes deixa uma lambança danada aqui para os herdeiros…
Quanto aos apêndices, sem comentários. Sensacional. Nunca tinha visto abordagem tão minuciosa destes dois problemas, comuns a 99% dos indivíduos poupadores.
Como sugestão final, você poderia disponibilizar as principais tabelas em Excel no seu blog ou no INI para download. Acho que estimularia os leitores exercitarem os conceitos apresentados.

Enfim, a esta altura, minha conclusão não poderia ser outra se não parabenizá-lo por mais esta brilhante obra para a nossa literatura de investimentos.  Continue compartilhando conosco suas ideias seja em livros, seja atraves dos informativos do INI que tambem adoro ler (aliás por que eles pararam neste ano?). A comunidade de investidores agradece… 😉
Espero reve-lo no Congresso do INI. Sucesso
Grande abraço
Schenk
Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: