Profeta do apocalipse

Posted on 09/10/2009. Filed under: Finanças, Humor, Política |

Amigos,
 
Sei que tenho andado meio distante, mas há bons motivos!
 
1- A bolsa não para de subir… assim não tem graça falar de bolsa. Bom é identificar oportunidades com
bolsa em baixa.
2- Estamos preparando o primeiro congresso do INI, dá um trabalhão. Depois mando os detalhes.
 
Bom… o motivo do retorno é tratar um pouco da possível “bolha” que está se formando novamente nos mercados.
 
Na Expomoney de SP assisti a palestra do Sr. Kyiosaki, autor de Pai Rico, Pai Pobre.
 
O Nipo-havaiano-americano ria à toa. Eu brincava na platéia… “- Esse japonês deve estar sem grana, deve estar duraço!”
 
Bom, o cara alertou para uma “fava contada” no mercado americano. O que ocorreu no mercado imobiliário RESIDENCIAL americano está prestes a ocorrer no mercado imobiliário COMERCIAL.
 
Segundo o Japa, essa crise talvez tenha menor intensidade, pois a inadimplência empresarial costuma ser menor, mas vai durar mais, algo como 2 ou 3 anos. A pulga subiu no telhado e o cachorro foi para trás da orelha…
 
E eis que recebo do nosso correspondente em Aracaju Petras Rezende, devoto de Ciro “Angu do” Gomes e concunhado de Oxalá, uma reportagem com o apocalíptico Nouriel Roubini afirmando o mesmo.
 
Roubini, que apesar do sugestivo sobrenome nada tem a ver com o PT, afirma ainda que o fôlego dos mercados financeiros está sendo artificialmente inflado pelo excesso de liquidez.
 
Há, de novo, uma enxurrada de moeda nos mercados. Os governos entupiram as veias do organismo financeiro… pode vir por aí um enfarto…
 
Minha opinião? Ora, parece que eles têm razão.
 
Lembro de ter enviado vários e-mails em 2007 tratando de uma possível crise, mas ninguém previa a catástrofe. Parece um dejà vu…
 
Não acredito muito em uma correção rápida, mas por via das dúvidas deixei o clube líquido em 22%. Se a bolsa voar ainda mais, vamos aos 30% em grana. É melhor garantir uma parte desses 60% do que arriscar tudo para ganhar… 65%…
 
Peço aos cotistas que APROVEITEM, se houver outra correção. Faltou grana, se nós tivéssemos aportado FIRME, estaríamos com uma rentabilidade bem melhor. Mas o que ocorreu foi justamente o contrário. Muita gente saiu.
 
Acho que só eu e mais uns 4 cotistas aportamos firmemente, de 100 em 100, de 200 em 200. Nossas rentabilidades pessoais estão bem melhores por conta disso!
 
Olha lá, hein!
 
Bom, enquanto isso, vamos vendo a bichinha subir… decolar… Já estamos a 15% do topo histórico… Será que o mundo já está consumindo tanto quanto antes? Será que as perspectivas são tão boas quanto em maio de 2008? Well…
 
Nossa sorte é que o Ibovespa já voltou, mas os índices principais do mundo ainda não, significa que a correção lá tende a ser menor.
 
Não sei bem o motivo da possível bolha, mas por via das dúvidas… coloco a culpa no FHC. Deve ser culpa dele. Tudo é.
 
Para finalizar, duas pérolas do petismo filosófico:
 
– O ministro da educação vê o lado bom na fraude do ENEM “- Dá mais tempo para os alunos estudarem.”
– O ministro da fazenda vê o lado bom em segurar as restituições de IR, por falta de grana “- Ora, é uma poupança forçada, o dinheiro está sendo corrigido pela SELIC, é um ótimo investimento”
 
Ai, ai… que saudade da época em que as pessoas pediam desculpas quando falhavam ou quando prejudicavam os outros…
Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: