Novidades sobre a Islândia (2)

Posted on 09/10/2008. Filed under: Finanças, Humor |

Eu acho um absurdo que a “grande imprensa” tenha abandonado a Islândia. Não há qualquer notícia sobre o pequeno país europeu.
 
Mas eu, preocupado com os esquimós, mantenho vocês informados. Vai que começam a liquidar o país, de repente a gente compra um vilarejo por uns 30 cruzeiros!
 
Vamos às novidades (brincadeiras à parte, há grande chance do país quebrar como nunca outro país conseguiu):
 
  1. O governo estatizou todos os bancos nacionais.
  2. Todas as operações financeiras no país foram congeladas até dia 13/10.
  3. A dívida dos bancos nacionalizados é 12 vezes maior do que TODA A RIQUEZA do país.
  4. Eles seguraram o dinheiro de 420.000 cidadãos ingleses e holandeses, sendo que até a polícia de londres teve sua grana retida.
  5. Há um mês, a coroa islandesa era negociada à taxa de 122 para 1 Euro. Hoje, no mercado paralelo, pois o oficial nem existe mais, é necessário 340 coroas para comprar 1 euro. O poder de compra da população se deteriorou quase 3 vezes em um mês. E ainda não acabou. Lembra um certo país sul-americano com um presidente de costeletas espessas…
  6. Essa é triste… Os bancos se endividaram tanto no exterior que, HOJE, cada islandês deve o equivalente a US$ 276.622,00. E deve MESMO, pois os bancos agora pertencem ao Estado!
  7. As projeções mais otimistas dizem que a economia da Islândia deve cair 10% nos próximos meses e a inflação atingir 75%.
  8. Há dúvidas se o país poderá continuar a ser “país”. Há dúvidas se a soberania nacional vai resistir a um volume sem precedente de dívida externa. Só para comparar, seria como se o Brasil tivesse uma dívida externa de US$ 18 trilhões.
Bom, a situação é caótica e não há qualquer exagero no que escrevi. É isso mesmo, e isso é possível através da alavancagem excessiva.
 
A Islândia era um país com um sistema bancário altamente sofisticado.
 
Lembro que encontrei uns islandeses em Ljubljana (Eslovênia) há uns 4 meses e eles se vangloriavam da riqueza e do grau de sofisticação da indústria financeira do país.
 
Pensei em contar-lhes a fábula da minha mulher chegando num Jaguar XJ-12 2008/2009, mas vi que seria difícil a comunicação e deixei para lá.
 
Mas o pior de toda essa história NÃO É O RELATADO acima.
 
O pior é que a Fitch rebaixou a dívida do país do grau A- para BBB-, o primeiro nível de investment grade.
 
O mesmo do Brasil…
 
Essas agências de classificação de risco tem a mesma utilidade que Fernando e Odvan na zaga do Vasco.
 
O mundo precisa voltar à racionalidade. A começar por essa indústria falida de ratings.
 
Você colocaria seu dinheiro na Islândia? NÃO!!!!!!!!!! Mas o quê!!!!!!!!!! É investment grade, ô meu!!!!!!!!!!!!
 
Que vergonha…
Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Uma resposta to “Novidades sobre a Islândia (2)”

RSS Feed for Blog do Portinho Comments RSS Feed


Where's The Comment Form?

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: