GWI FIA – Axioma número ZERO!

Posted on 08/10/2008. Filed under: Finanças, Humor |

Warren Buffett, nosso amigo de idéias simples, tem um ditado importante:
 
“Não existe histórico fantástico de ganhos que resista a uma multiplicação por ZERO ao final!”
 
Pois mais um fundo alavancado, com ganhos espetaculares nos últimos anos, acaba de ir para o bululéo da quiófa.
 
Lembram da propaganda do GWI FIA, o melhor fundo alavancado do páis? Enchendo nosso saco na bloomberg…
 
Pois bem. Mórrrrrreu. Virou pó.
 
Vejam:
http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1375031&path=/investimentos/
 
Essa história de fundos alavancados é terrível. Lembro que num curso em Salvador, um aluno me mostrou um prospecto de um desses fundos. Era um negócio engraçado, pois a regra para retirar dinheiro era D+60, ou seja, você pedia o resgate hoje e só sabia quanto iria resgatar 2 meses depois. Era um negócio doido…
 
Pois o GWI, Sparta e outros são assim. É porque só investem em instrumentos arriscados. Se há resgates, não conseguem vender o tanto de porcaria que têm na carteira.
 
Bom, é como buffet falou:
 
  • 2004: 100%
  • 2005: 250%
  • 2006: 400%
  • 2007: 580%
  • 2008: 580% x 0% = 0%.
Ah, provavelmente não ficará assim, pois como o fundo é alavancado, no prospecto está escrito: Você pode perder mais do que tem no fundo!
 
Ou seja, o sujeito que colocou R$ 300.000 pode perder tudo e ainda ter que aportar mais R$ 300.000 para pagar o buraco deixado pelo gestor.
 
Espero que vocês não tenham dinheiro em fundos alavancados. Sinceramente.
Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: