Desatinos no câmbio

Posted on 24/09/2008. Filed under: Finanças, Humor |

 
Amigos,
 
São Paulo e RJ disparam no ranking das cidades mais caras do mundo.
Uma amiga nossa que mora em Tóquio está horrorizadoacom o custo de vida no Brasil.
Dá pra entender?
Leiam:
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/07/24/sao_paulo_rio_disparam_no_ranking_das_cidades_mais_caras_do_mundo_moscou_lidera-547389665.asp
 
Pergunto:
– Faz sentido o custo de vida em São Paulo ser maior do que em Amsterdã?
– Faz sentido o custo de vida no Rio de Janeiro ser maior do que em Estocolmo (Suécia) e Barcelona?
 
Comparar o RJ com a capital sueca é um absurdo. Amigos, a população do RJ é mais rica do que a de Estocolmo? Então como podem manter esse padrão de consumo, que permite preços ridiculamente altos, em comparação com capitais européias de países riquíssimos!
 
É o câmbio. Lembram dele? Pois é, transformou-nos em país rico…
 
Bom, é bem verdade que a maior distorção está me Moscou, onde um cafézinho está custando US$ 10,40. Ainda não chegamos lá…
 
Como disse Caetano, antes de virar capitalista e devoto de Santo ACM do Bonfim, “alguma coisa está fora da ordem”.
 
Bom, espero que o ajuste seja gradual…
Publicidade

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: