E o pau canta nos EUA…
Posted on 09/09/2008. Filed under: Finanças, Humor |
A intervenção na Fannie e no Freddie está criando um caos nos EUA. Estão chamando o Paulson de “comunista”, de “ministro das finanças da república popular da China”!
Pegando pesado mesmo, dizendo que os EUA não são mais uma economia de mercado etc.
Vejam:
Infelizmente o Fed não teve opção. O mercado financeiro ficou muito complexo, criou-se muito dinheiro do nada.
Esses derivativos de crédito foram usados e abusados e acabaram gerando uma quantidade irreal de dinheiro no mundo.
O Fed está fazendo tudo o que pode fazer para evitar um terremoto no sistema financeiro americano. É fato mais do que absoluto que alguns bancos americanos tecnicamente mortos, estão prolongando sua agonia, estão em sobrevida, mas uma desconfiança no sistema financeiro poderia gerar corrida a bancos saudáveis, o que seria inimaginável.
Warren Buffett sempre falou que esse mercado de derivativos era um perigo. Sempre disse que dinheiro vem de venda de aço, de venda de minério, de venda de frango, de venda de empréstimo, de venda de petróleo e não de especulação sobre preço futuro de minério, petróleo ou frango.
Mercado de derivativos é importante. Ninguém nega. Agora, qualquer registro contábil “maroto”, pode fazer um balanço medonho se tornar aceitável, dado que os derivativos oscilam muito.
A pressão nos bancos americanos por aumentar o lucro trimestre a trimestre fez com que os executivos perdessem a mão na dose de ações heterodoxas.
Lamento, pois quem pagará a conta serão os contribuintes americanos. Aqueles executivos irresponsáveis, que receberam 400 milhões de dólares de bônus, não perderão nada, apesar de estarem à frente de uma mega-ultra-hiper-bolha de derivativos de commodities/crédito.Continuarão com todos os lucros auferidos nos últimos anos de bonança.
Enquanto isso, o Lehmann já perdeu em 18 meses, mais do que ganhou em 30 anos.
Não há outra dica, para o momento: Mantenha-se em empresas da economia real. Sólidas e com boas perspectivas de crescimento de lucro/vendas. Mantenha-se em mercados REAIS que estiverem em ascensão. Fuja de derivativos e comportamento de risco.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Make a Comment
Deixe um comentário