Tentativa de dissipar o pânico

Posted on 05/09/2008. Filed under: Finanças, Humor |

Tem muita gente preocupada e me perguntando o que devem fazer?

A minha sugestão é bem trivial:

Acordar, ir para o trabalho, ser um profissional excelente, guardar dinheiro etc. etc., mas é evidente que ninguém gosta de ouvir esse papo.

Para ser sincero, eu indicaria os jogos do Flamengo, mas apenas uma pequena parcela da população brasileira entenderia.

Algo como 85,4%…

Brincadeirinha…

Com relação aos meus investimentos, não tem muito mistério.

Compro sempre que posso. No momento que tenho comprado mais, na pessoa física, é Randon, Marcopolo e Sadia. Foram as últimas 3 compras.

E COM DINHEIRO NOVO. Dinheiro de ontem.

Randon entrou hoje a 12,33 e há 2 semanas a 12,44.

Caiu? Paciência…

Os motivos são os mais óbvios:

  • Mercado mega-ultra-aquecido, há fila de espera de 7 meses para ônibus e caminhões, P/L baixo e bons dividendos.
  • Podem parar de consumir tudo, mas comida vai ser difícil…

Como forma de mostrar os fundamentos que embasam o investimento em bolsa, pretendo escrever um artigo trazendo os retornos com dividendos atualizados para as companhias brasileiras, com base nesses preços mais baixos das ações.

Pretendia fazer isso agora, daqui de Joinville, mas parece que vão me mandar para uma entrevista num canal de TV que tem perto de 34 assinantes. Ok. Ossos do ofício… Culpa do Giácomo, membro do nosso clube…

Você mesmo!

Para os que ficam me perguntando: E se virar pó?

Eu lembro: virar pó significa comprar a empresa inteira por ZERO reais. Entende? ZERO. Não é assim que a coisa funciona. É um momento de preocupação mundial, mas não houve sinais, até o momento, de que o consumo de aço, ferro, frango, álcool etc. tenha caído.

Desacelerar NÃO É CAIR.

Significa que, em vez de subir 38% ao ano, como o crédito vinha subindo, crescerá 30% ou 25%. 15% que seja. Pode cair num mês ou em outro, mas no ano vem subindo o consumo de matérias primas.

Espero poder enviar esse artigo muito brevemente. Vocês verão que há empresas remunerando SÓ COM DIVIDENDOS, mais do que qualquer renda fixa.

Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: