Apertem os cintos XXIII

Posted on 15/07/2008. Filed under: Finanças |

A coisa lá fora tá preta.
 
Não faz nem sentido ler as notícias do Brasil, temos que abrir logo a bloomberg.com.
 
Por aqui tá tudo Ok, exceto a PM e a Polícia Federal. Aliás, há um rumor de que a PF está investigando ganhos milionários com ações da Kepler Weber… O problema é que ainda não achou ninguém nessa situação (é brincadeira, claro…)
 
Bom, a maior imobiliária da Espanha quebrou. Deu calote de 5,2 bi de euros. As maiores financiadoras de hipotecas dos EUA (75% dos contratos) estão quebradas, mas o FED está inovando a cada dia para mantê-las em operação.
 
Se quebrarem, meus amigos, será pior que 11/09. E mais duradouro… Provavelmente será a maior hecatombe financeira da história do capitalismo.
 
No Brasil está tudo relativamente Ok. As a matter of fact, se os estrangeiros precisarem vender seus ativos às pressas por aqui, espero poder comprar as pechinchas…
 
Acreditem, há enorme irracionalidade, por exemplo, em vender CPFL a R$ 20,00 ou Sadia a R$ 6,00, mas pode acontecer.
 
O Banco Central Europeu está elevando os juros, mirando na inflação, mas esquece dos efeitos no já combalido setor imobiliário do velho continente.
 
Há um ajuste de uns 50% para baixo a se realizar nos imóveis.
 
Vendia-se, em Paris, aptos de 17 m2 por 300.000 euros. 17 m2!!! Esse eu vi, ninguém me falou. O ajuste já está acontecendo, e os velhinhos do BCE só se preocupam com o preço da ervilha, que está pela hora da morte!!!
 
Enquanto o FED derreteu os juros, para evitar o esfacelamento do setor imobiliário, os europeus elevaram os juros, de olho na inflação. Com isso, colocaram o euro em um patamar inadequado para suas exportações, contribuíndo para a queda do dólar no mundo.
 
Acho que eles precisam parar com a ortodoxia.
 
Um amigo meu do NE (radicado em Araraquara), costuma dizer que os bancos centrais são as entidades mais estúpidas de qualquer economia. Bom, às vezes acho que ele tem razão.
 
Vamos esperar. Mas a turbulência lá fora não parece que vai ser pequena, não.
 
Já começou a temporada de balanços, ao que tudo indica, haverá bons números para apreciarmos. Pelo menos isso.
Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: