A parábola do taxista pródigo

Posted on 27/02/2008. Filed under: Finanças, Humor |

Não está mole não…
 
Imagine um taxista de PARIS, em março de 2008. O sindicato consegue aumentar a bandeirada de 4,30 euros para 7,00 euros, e o quilômetro rodado de 1,50 euro para 3,00 euros. Mesmo assim a demanda não cai e o carro fica ocupado 110% do dia.
 
Lindo não é?
 
Bom, mas acontece que o carro parou por que a bateria não funciona mais e as pastilhas de freio acabaram.
 
Ao chegar à loja de auto-peças, o sujeito fala que há uma fila de espera de 2 meses para a bateria e de 6 a 8 meses para a pastilha de freio. O que nosso taxista faz?
 
a) paga ágio de 150% pelas peças?
b) manda vir um genérico do exterior pagando uma fortuna de frete?
c) Fica meses parado?
 
A parábola acima ilustra bem o que está acontecendo no mundo, principalmente por conta da China. Alguns exemplos:
 
1) A VALE está importando pneus para caminhões gigantes e trazendo-os de avião. Detalhe, cada pneu pesa 4 toneladas e tem 5 metros de altura.
2) As obras do PAC estão emPACadas, pois não há máquinas para alugar. Há espera de 3 meses para alugar um trator, uma escavadeira.
3) O frete do minério de ferro está mais caro do que o próprio produto.
4) Os mercados de minério de ferro e de petróleo chegaram a um ponto inédito: a demanda é maior do que a oferta.
5) Em 2007 a Marcopolo não conseguia vender carroceria, pois as montadoras não tinham chassis para entregar.
6) Agora em 2008, a espera por caminhões grandes é de até 8 meses, impactando as vendas da Randon.
 
É senhores…
 
Não sei por quanto tempo vai durar, mas a situação é incrível. Normalmente filas de espera e desabastecimento estão relacionados a trapalhadas de governantes, vide o plano cruzado de Funaro e a cruzada bolivariana de Chávez. Dessa vez é fruto de uma demanda sem precedentes, mesmo com o mundo produzindo como nunca.
 
Onde e quando isso vai parar?
 
Divino sabe, Divino diz…
 
Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Disclaimer

    Este blog é um ambiente privado para expor opiniões, estudos, reflexões e comentários sobre assuntos ligados a finanças, bolsa de valores, economia, política, música, humor e outros temas.

    Seus objetivos são educacionais ou recreativos, não configurando sob nenhuma hipótese recomendação de investimento.

    O investidor consciente deve tomar decisões com base em suas próprias crenças e premissas. Tudo que lê ou ouve pode ser levado em consideração, mas a decisão de investimento é sempre pessoal. Tanto na escolha de ações para carteira própria, quanto na escolha de gestores profissionais para terceirização da gestão.

    O Autor espera que os temas educacionais do blog possam ajudar no desenvolvimento e no entendimento das nuances do mercado de ações, mas reitera que a responsabilidade pela decisão de investimento é sempre do próprio investidor.

    Sejam bem vindos!

  • Paulo Portinho

    PAULO PORTINHO, engenheiro com mestrado em administração de empresas pela PUC-Rio, é autor do Manual Técnico sobre o Método INI de Investimento em Ações, do livro "O Mercado de Ações em 25 Episódios" e do livro "Quanto Custa Ficar Rico?", os dois últimos pela editora Campus Elsevier.

    Paulo atuou como professor na Pós-graduação de Gestão Social da Universidade Castelo Branco e na Pós-graduação oferecida pela ANBIMA de Capacitação para o Mercado Financeiro.

    Atuou como professor da área de finanças e marketing na Universidade Castelo Branco e no curso de formação de agentes autônomos do SINDICOR.

    Como executivo do Instituto Nacional de Investidores - INI (www.ini.org.br) entre 2003 e 2012, ministrou mais de 500 palestras e cursos sobre o mercado de ações, sendo responsável pelo desenvolvimento do curso sobre o Método INI de Investimento em Ações, conteúdo que havia chegado a mais de 15.000 investidores em todo o país, até o ano de 2012.

    Representou o INI nas reuniões conjuntas de conselho da Federação Mundial de Investidores (www.wfic.org) e da Euroshareholders (www.euroshareholders.org), organizações que congregam quase 1 milhão de investidores em 22 países.

    Atuou como articulista do Informativo do INI, do Blog do INI, da revista Razão de Investir, da revista Investmais, do Jornal Corporativo e do site acionista.com.br. Foi fonte regular para assuntos de educação financeira de veículos como Conta Corrente (Globo News), Infomoney, Programa Sem Censura, Folha de São Paulo, Jornal O Globo, entre outros.

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: